E o Cena de Dentro, o que é? Será o que dele a gente fizer…
Cena de Dentro é, ao mesmo tempo, uma memória dos registros e um registro das memórias.
Uma memória dos registros, porque seu ponto de partida é o acervo da fotógrafa conquistense Erica Daniela, artista e artífice com mais de 15 anos de caminhada, dentro e fora dos palcos. Suas fotografias, abrangendo mais de 70 espetáculos, recebem agora uma memória pública. A fotografia como arte. Um repositório que servirá tanto ao reconhecimento de seu percurso como fotógrafa de espetáculo, como também colocará à disposição do público – artistas, plateias, pesquisadores, estudantes – os frutos de seu trabalho.
E um registro das memórias, porque o acervo do site permite acessar as imagens que registraram muitos dos momentos mais inventivos, sofisticados, pulsantes das artes do interior da Bahia. O teatro, a dança, o circo e a performance, que têm como característica intrínseca a efemeridade e a impermanência, estreitam laços com a fotografia como suporte da memória. A memória do teatro baiano, portanto, ganha também um registro público à altura de sua criatividade, qualidade artística e importância político-cultural.
Acervo inicial
O acervo inicial do Cena de Dentro conta com nada menos que 50 espetáculos com informações completas, incluindo links para vídeos, sites, cartazes ou programas de apresentações em formato digital. Todas as fotografias contam com inserção de metadados, que são informações técnicas e contextuais sobre cada foto, cujos dados são legíveis por humanos e por computadores (o que inclui softwares de acessibilidade). Estes recursos promovem a organização dos registros, facilitam a pesquisa e profissionalizam o trabalho de preservação da memória das artes cênicas baianas.
O site conta ainda com 12 entrevistas inéditas com trabalhadores e trabalhadoras das artes cênicas, todos com mais de 20 anos de carreira, abrangendo quatro das sete mesorregiões do Estado: Vale Sanfranciscano da Bahia, Centro-Sul Baiano, Centro-Norte Baiano e Nordeste Baiano. Os vídeos das entrevistas contam com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas.
É um conteúdo robusto e sistematizado! Não foi pouco o esforço para reunir e produzir todas estas informações, mas sabemos que ainda precisamos chegar a outros territórios do interior da Bahia, e abranger a multiplicidade de suas expressões culturais. Este é um ponto de partida, simbólico e prático, para a continuação deste trabalho.
Aprendizados da travessia
O jagunço Riobaldo já dizia, pela pena do mestre Rosa: “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.
No primeiro momento, a proposta do projeto tinha uma característica crítica à distinção pejorativa entre o teatro da capital e do interior. Contudo, percebemos no caminhar que o foco é outro: valorizar uma cena que emerge do interior, muitas vezes sem recursos, sem acessos, mas que persiste pelo trabalho e vontade dos artistas em continuarem criando.
A pesquisa para a elaboração deste site evidenciou um dado importante: é patente a falta de organização ou entendimento sobre a importância das fichas técnicas para os currículos dos profissionais envolvidos em produções artísticas, para o fomento às artes e para a memória e preservação das trajetórias e obras artísticas.
Outra constatação: a qualidade técnica, narrativa, poética e plástica das produções cênicas do interior é evidente, embora ainda pouco conhecida e pouco estimulada institucionalmente.
Não buscamos fazer juízo de valor ou julgar o teatro de um lugar como melhor ou menor, mas sim enaltecer as produções e as pessoas que fazem a arte acontecer nas cidades pequenas e médias do Estado. Afinal de contas, “o sertão é dentro da gente”, como diz Riobaldo, e a arte é parte de nós. Precisamos reconhecer essa parte para construirmos espaços de expressão, como esse site e outras possibilidades de existir em poesia.
Terceiro sinal, o espetáculo já vai começar
O Cena de Dentro pretende caminhar para além. Para além de seu acervo inicial, por isso coloca-se disponível para abrigar fotografias de cena produzidas por profissionais de todas as regiões do Estado. Para além de Vitória da Conquista, abrangendo cada vez mais interiores, mais territórios que, em suas identidades, formam esta diversidade chamada Bahia. Para além de sua idealizadora, cujos projetos servem à sua carreira artística, mas também à construção e aperfeiçoamento coletivo de um campo cultural que é arte e é técnica, inspiração e comunicação, que é sonho, mas também trabalho e realização.
E para além do Cena de Dentro: Dentro da Cena. O Dentro da Cena é um blog para divulgação de artistas, espetáculos e eventos culturais do interior do Estado. Mais que isso, é um espaço para mobilizar debates relacionados ao fazer artístico, às poéticas e políticas culturais, com a intervenção de múltiplas e diversificadas vozes.
O ano de 2025 é marco inicial, portanto, deste projeto que celebra a fotografia como obra pictórica, como narrativa, como suporte didático, como comunicação, como memória, como arte. Deste projeto que, antes de tudo, acredita e promove a potencialidade das artes cênicas que vêm de dentro: de dentro do palco, de dentro do Estado, de dentro da gente.
A casa já está aberta, e o espetáculo está pra começar. Vem com a gente!
Equipe Cena de Dentro
Fevereiro de 2025
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.